Correção de Nome

A SATA permite a correção de nome, em voos operados pela S4 e/ou SP, quando se tratar do mesmo passageiro, em reservas com ou sem bilhetes emitidos. No caso de envolver voos de outras companhias, ou o passageiro estiver a meio da viagem, devem contactar o Help Desk Agentes.

 

Reservas

Não será necessária autorização prévia na reserva, nem apresentação de documentos, nas seguintes situações:

  • Se o voo/classe apresenta disponibilidade, devem fazer uma nova reserva, cancelar a antiga e reemitir de acordo com o exposto neste documento.
  • Se o voo estiver cheio ou a classe em lista de espera, é possível corrigir o nome numa só transação, reemitindo de acordo com o exposto neste documento e nas seguintes situações:
CenárioExemplo
Até 3 letras no apelido ou no nome próprio (letra a mais, falta ou troca)COOSTA/JOHN MR para COSTA/JOHN MR
COSTA/MARIAANA MRS para COSTA/MARIANA MRS
Apelido incompletoGREEN/JOHN MR para GREEN SMITH/JOHN MR
Troca de primeiro nome por apelidoJOHN/GREEN MR para GREEN/JOHN MR
Alcunha em vez de primeiro nomeGREEN/KATHY MRS para GREEN/KATHERINE MRS
Primeiro nome incompletoSANTOS/SOFIA MRS para SANTOS/ANA SOFIA MRS
Apelido invertidoGREEN SMITH/JOHN MR para SMITH GREEN/JOHN MR
Correção do títuloGREEN/JOHN MRS para GREEN/JOHN MR
Correção de apelido e/ou primeiro nome do bebéTELES/ANA MRS(INF/JOAO/12JUN16) para TELES/ANA MRS(INFPAIVA/JOAO/12JUN16)

Para as restantes situações será necessário:

  • solicitar uma autorização na reserva, através de SSR (Special Service Request), por exemplo: PLS AUTH CHNT PAX BENTO/CARLAMRS TO MEDEIROS/CARLAMRS.
  • enviar um email para o helpdesk.agents@sata.pt com a razão do pedido e com uma cópia do documento de identificação do passageiro, devidamente autorizado, e assinado pelo próprio, ou pelo tutor quando se tratar de um menor, de acordo com o estipulado pelo RGPD.
     

Exemplo: “Consinto a transmissão dos meus dados pessoais à SATA para efeitos de correção de nome na reserva”.

 

Bilhetes

Após a correção de nome devem reemitir o bilhete cobrando a taxa em CP no valor de EUR30/USD50/CAD50/BMD50, sendo obrigatório colocar em Endorsement Box, do novo bilhete, o seguinte texto: REISSUE DUE CHNT, mantendo a informação do bilhete original, quando aplicável (Ex: tarifa de residente).

A taxa CP está isenta nas seguintes situações:

Alteração de uma letra, falta ou troca (independentemente da ordem)COSTA/MARIAANA MRS para COSTA/MARIANA MRS
Correção do títuloGREEN/JOHN MRS para GREEN/JOHN MR
Correção de apelido e/ou primeiro nome do bebéTELES/ANA MRS(INF/JOAO/12JUN16) para
TELES/ANA MRS(INFPAIVA/JOAO/12JUN16)

Devem enviar-nos os números dos novos bilhetes só nas situações em que foi necessária uma autorização CHNT.

Só deverão considerar este processo concluído, depois de receber o nosso email, confirmando o registo dos novos bilhetes. Se não receberem uma resposta nossa até ao último dia do mês da reemissão, contactem-nos. Caso contrário, o bilhete poderá ficar sujeito a ADM.

 

Notas:

De acordo com as Condições Gerais de Transporte da SATA (Artigo 3 – Ponto 3.1.4), os bilhetes são intransmissíveis, pelo que a substituição de passageiro não é permitida.

Certifique-se do nome do passageiro através do seu bilhete de identidade/Cartão de Cidadão ou passaporte a fim de evitar correções de nome.

Ao efetuar uma correção de nome que não cumpra com as regras acima referidas, a reserva será cancelada. Este é um direito que assiste às companhias aéreas, tal como descrito no AIRIMP.